A cigarra e as formigas – A formiga má
Já houve, entretanto, uma formiga má
que não soube compreender a cigarra
e com dureza a repeliu de sua porta.
Foi isso na Europa, em pleno inverno,
quando a neve recobria o mundo com
o seu cruel manto de gelo. A cigarra,
como de costume, havia cantado sem
parar o estio inteiro, e o inverno veio
encontrá-la desprovida de tudo, sem
casa onde abrigar-se, nem folhinhas que
comesse. Desesperada, bateu à porta
da formiga e implorou – emprestado,
notem! – uns miseráveis restos de comida.
Pagaria com juros altos aquela
comida de empréstimo, logo que o tempo
o permitisse. Mas a formiga era uma
usurária sem entranhas. Além disso, invejosa.
Como não soubesse cantar, tinha
ódio à cigarra por vê-la querida de
todos os seres. – Que fazia você durante
o bom tempo? – Eu... eu cantava!...
– Cantava? Pois dance agora, sua vagabunda!
– e fechou-lhe a porta no
nariz. Resultado: a cigarra ali morreu esticadinha; e quando voltou a primavera o mundo
apresentava um aspecto mais triste. É que faltava na música do mundo o som estridente
daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga. Mas se a usurária morresse,
quem daria pela falta dela?
Os artistas – poetas, pintores e músicos – são as cigarras da humanidade.
Atividade 9
a) Qual é a idéia de trabalho que está por trás da atitude da formiga má?
b) E por trás da formiga boa?
c) Na comparação entre os dois textos, considerando especialmente os subtítulos, você
seria capaz de dizer qual seria a concepção de trabalho de Monteiro Lobato?
d) Diga por que os dois textos mantêm o mesmo gênero textual, apesar das diferenças de
informações.
e) Diga por que esses textos são classificados como fábulas. Se necessário, pesquise
sobre o assunto.
Atividade 10
a) Escolha algum outro texto que tenha animais como personagens mas que você não
reconheça como fábula e justifique, intuitivamente, por que não se trata desse gênero.
Correção das atividades
Atividade 1
a)
1. Os homens estão colhendo e transportando laranjas.
2. Um homem está trabalhando no computador.
3. Algumas crianças estão desempenhando alguma atividade escolar.
4. Os jogadores de futebol estão disputando a bola.
5. Uma companhia de balé prepara-se para dançar.
b) Resposta pessoal que refletirá a concepção de trabalho do professor.
Atividade 2
a) Resposta pessoal, mas a tendência é considerar o esforço e a remuneração como
critério para trabalho.
b) Resposta pessoal, mas a tendência é considerar lazer o que se faz por escolha própria
ou por prazer, sem receber remuneração.
c) Resposta pessoal, mas a valorização costuma ter relação com escolaridade.
d) Resposta pessoal, mas a desvalorização costuma estar mais ligada a trabalho braçal,
com baixa exigência de escolaridade.
e) Geralmente os trabalhos de prestígio estarão associados à cultura escrita, enquanto os
trabalhos braçais são mais freqüentemente dissociados da escrita.
Atividade 3
a) Trata-se de uma receita culinária porque ensina como se deve fazer um prato de
espaguete.
b) É um anúncio publicitário, ou propaganda, porque divulga o trabalho do Greenpeace
ao mesmo tempo que procura convencer o leitor a se associar a eles.
c) Não. A pergunta busca provocar reflexão. A resposta esperada é uma tomada de
posição do leitor contra a devastação das florestas.
d) Porque em 2 a imagem é meramente ilustrativa. Em 3 é parte da informação, do
sentido do texto.
e) As palavras e estruturas lingüísticas são diferentes, mas a maneira de organizar a
informação no texto é semelhante quando os textos pertencem ao mesmo gênero.
Atividade 4
a) Resposta pessoal, mas como professor(a), certamente serão vários tipos de trabalho.
b) Resposta pessoal, mas a variação depende da finalidade do texto.
c) As formas de comunicação, tanto orais quanto escritas, variam de acordo com o
propósito da comunicação e as relações sociais entre os interlocutores. Por isso não
podem ser iguais.
d) Resposta pessoal e variada.
e) Resposta pessoal, dependendo dos textos escolhidos.
Atividade 5
a) Fernando entendeu que a duração da festa seria de quinze anos, não que seria uma
comemoração de décimo quinto aniversário.
b) Porque sabemos que a possibilidade de uma festa durar quinze anos é remota: nossa
experiência de mundo nos diz que Fernando entendeu mal o convite.
Atividade 6
a) Resposta pessoal, mas informal.
Sugestão: Oi, Zeca, você poderia me emprestar o livro que tem a biografia de Carlos
Drummond de Andrade? Vou utilizar na semana que vem. Grata, Marilene.
b) Resposta pessoal, mas certamente haverá a entonação de pedido ou gentileza recobrindo
as frases orais e gestos acompanhando a fala. Na escrita, a gentileza, com pouca formalidade,
será explicitada em palavras.
c) A estrutura de requerimento é, grosso modo, a seguinte:
d) Algumas diferenças têm a ver com formalidade/informalidade da linguagem; padrão
fixo do requerimento vs. padrão flexível do bilhete; endereçamento pessoal no bilhete e
impessoal no requerimento; objetividade e ausência de expressões personalizadas no
requerimento, etc.
c) Porque as finalidades dos textos e os papéis sociais dos interlocutores são diferentes.
Atividade 7
a) Ao verbete de dicionário, porque este é o papel do dicionário.
b) Citar um provérbio ou máxima é mais adequado ao conselho.
c) Compõem um verbete: a origem da palavra; a classificação morfológica; as diferentes
acepções, incluindo exemplos, e , às vezes, incluindo sinônimos.
d) Resposta parcialmente pessoal. Mas, em geral, a finalidade do verbete é responder a
dúvidas, ou desconhecimento, sobre uma palavra ou expressão. O leitor vai ali buscar
soluções rápidas e objetivas, por isso a formatação sucinta. O texto não pode ser prolixo
porque precisa atender rapidamente às necessidades do leitor.
Atividade 8
a) Porque a receita 1 é, de fato, uma receita com finalidade de ensinar a preparar um
prato na cozinha; a receita 2 é uma brincadeira, uma ironia, uma paródia, uma anedota.
b) A estrutura textual é a mesma apenas no tema; nas informações há diferença.
c) Com o objetivo de ridicularizar uma situação de fundo político; de fazer uma piada
sobre fatos político-sociais.
d) Porque é inesperada e porque trata como coisas seres humanos e situações sociais:
“coisifica” comportamentos que merecem crítica.
Atividade 9
a) Para a formiga má, trabalho é apenas o que produz resultados imediatos; é uma
obrigação social, uma ocupação, ofício, profissão; não representa uma aplicação das
forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim, nem é uma atividade
coordenada de caráter intelectual.
b) Para a formiga boa, valem as duas últimas acepções do verbete e da resposta acima:
trabalho não é necessariamente profissão.
c) Por chamar de “formiga boa” aquela que considera trabalho no sentido mais amplo,
como coordenação de atividades intelectuais (e artísticas) para um determinado fim, o
autor mostra concordar com a concepção de trabalho da formiga boa, não opondo trabalho
a lazer.
d) Porque apenas a defesa de uma idéia, de uma “moral da história” diferente não é
suficiente para mudar o gênero. Mais relevante, nesse caso, é o uso de personagens
animais envolvidas em uma trama (história) cujo objetivo é levar algum ensinamento,
legitimar uma visão de mundo.
e) Dependendo da pesquisa, as respostas podem variar. No geral, a resposta vai enfatizar
o fato de ser uma história sobre animais, envolvidos em ações tipicamente humanas, que
pretende trazer algum ensinamento aos homens e legitimar uma visão de mundo.
Atividade 10
a) Escolha livre. Espera-se textos em que animais convivem com humanos, por exemplo,
ou sejam descrições, historietas que não visem a uma “transmissão de
ensinamentos”.
b) Escolha livre. A moral da história seria algo como “quem não trabalha não pode
usufruir dos bens quando em situação precária.”
c) Resposta livre. Espera-se, por exemplo, um texto típico de jovens, cheio de gírias, ou
um texto em linguagem característica de pessoas do interior.
d) Respostas livre. A situação de interlocução e o papel dos interlocutores depende do
estilo escolhido. Continuaria a ser uma fábula porque assim foi pedido no exercício
anterior: a mudança de estilo lingüístico não poderia alterar o gênero.
e) Porque preserva as características de uma organização textual de fábula: uma narrativa
envolvendo personagens animais tendo comportamento humano, com propósitos
moralizantes.
Atividade para o texto de referência
1. Porque são eventos textuais altamente maleáveis e estão ligados às atividades
socioculturais. São flexíveis e variam segundo as necessidades de comunicação.
2. Porque o mais relevante na sua definição é sua situação de comunicação, a
prática de sua realização, e não sua forma lingüística.
3. “Suporte” pode ser o veículo, o canal usado para a comunicação; o objeto
concreto onde se apóia o texto: livro, gravador, telefone, internet, revista, etc.
4. Surgem a partir de inovações culturais, do uso constante de novos meios de
comunicação; mas não são completamente novos: apóiam-se em gêneros já conhecidos
que mantêm com eles alguma semelhança. Surgem quando há um novo
enquadramento comunicativo para um gênero já existente.
5. Desaparecem porque deixam de ter relevância cultural, quando novas tecnologias
os substituem.
6. Os novos gêneros tendem a desfazer ou a enfraquecer as fronteiras entre oralidade
e escrita porque são mais plásticos, mais maleáveis. Integram signos de
várias naturezas.
7. Podem ser aspectos formais (lingüísticos, estilísticos) e funcionais (culturais);
podem estar ligados ao suporte ou ao objetivo.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
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